quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Manifestantes pedem nova eleição em Braço do Norte

Por Elizangela De Bona


A indefinição sobre o novo prefeito de Braço do Norte gerou protestos na cidade na tarde de terça-feira (25). Manifestantes reivindicavam agilidade no processo e ainda a realização de uma nova eleição. A informação é do jornal Notisul.

"A eleição foi ganha por Ademir Matos (PMDB), com grande vantagem. Como ele não poderá assumir e vivemos em uma democracia, a população busca uma nova eleição. É errado colocar uma pessoa que não recebeu um terço dos votos. Queremos que seja marcada uma nova eleição e que isso ocorra o mais rápido possível”, destacou Maria Aparecida em entrevista ao jornal.

Para saber mais, clique aqui.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Força do voto na casa do povo!



A Câmara de Vereadores é a mais sincera manifestação do voto de uma cidade. Ali está, a despeito de alguns questionamentos que sofre nosso sistema eleitoral, a genuína representação do eleitor do bairro, que pode fazer do seu líder comunitário um parlamentar, independente de condição social, credo ou raça. Criciúma tem, sucessivamente, renovado seu legislativo, dando prova que o povo está atento ao trabalho dos edis. Em 2004, apenas três renovaram seus mandatos nas urnas. Em 2008, foram quatro. Com oito novos eleitos, há uma alteração de 66% dos titulares das cadeiras. Eleitos dos mais diversos perfis. As mulheres têm o que comemorar, pois saem do zero para uma bancada de duas. O PMDB foi o campeão novamente, com cinco cadeiras. A coalizão do prefeito eleito Clésio Salvaro conquistou apenas três assentos. E o poder legislativo, a chamada “casa do povo”, está revitalizada.


Foto/Texto: Gabby Dagostin

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Prefeito impugnado de Braço do Norte não recorre

Por Elizangela De Bona

Depois de uma reunião com a coordenação da coligação Todos por Braço do Norte (PMDB, DEM, PSDB, PTB, PDT, PPS, PSB e PRB), o prefeito eleito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos (PMDB), divulgou em coletiva de imprensa, na manhã da segunda-feira, 10 , que não vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal Folha do Vale.

De acordo com o jornal, durante a coletiva, os advogados Cristian Perin e Janaína Coelho afirmaram que não recorrerão ao STF, evitando prorrogar a decisão que definirá o futuro político de Braço do Norte. “Podemos entrar com agravo regimental, para que sejam revistos todos os documentos, e ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, não saberíamos dizer quando teríamos a decisão, sendo que o presidente da Câmara Municipal ficaria à frente da prefeitura neste período. Então optamos em não recorrer e, conforme a lei, quando há mais de 50% dos votos para o eleito, uma nova eleição deve ser realizada”, informou Perin ao jornal.

Ademir Matos lamentou a decisão do Tribunal, porém garantiu que a coligação segue firme e tem como pré-candidata sua esposa Zalene Nihues Matos. Matos destacou durante a coletiva que a decisão foi tomada pelos partidos que integram a coligação e não por ele, informou o jornal Folha do Vale.

Para saber mais, clique aqui.

Vereador Paseto aleito pela terceira vez

Por Valério Venturini

"A minha trajetória política está norteada pela família, pelo apoio que ela me tem dado", com estas palavras o vereador Cesar Paseto, definiu o sucesso nas suas três eleições para a câmara de vereadores de Nova Veneza. O vereador eleito para o terceiro mandato se elegeu pela primeira vez em 2000 com 386 votos, no segundo pleito conquistou 411 sufrágios e premiando sua participação na política veneziana nas ultimas eleições foi eleito com 496 votos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Primeira posse de um reeleito em Nova Veneza

Por Valério Venturini
Jornal Criciúma

A posse do prefeito reeleito de Nova Veneza, Rogério José Frigo e do vice, Marcos Spillere, será realizada no dia 1ª de janeiro, às 9 horas, no restaurante Petrus, no centro da cidade.

Na oportunidade, o padre Cezar Budni, irá presidir um culto ecumênico com pastores de outras religiões.

No mesmo ato, serão empossados os nove vereadores eleitos para legislar no próximo mandato.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prefeito eleito em Braço do Norte é impugnado

Por Elizangela De Bona

O prefeito eleito de Braço do Norte, Ademir Matos, teve sua candidatura impugnada e não deve assumir o cargo. A informação é do jornal Folha do Vale.

Segundo o jornal, "o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por quatro votos a três, decidiu pelo não provimento do recurso da coligação Todos por Braço do Norte (PMDB, DEM, PSDB, PTB, PDT, PPS, PSB e PRB), sendo em sua maioria contra o registro da candidatura do prefeito eleito, e acatou o pedido de impugnação de autoria do Partido Progressista e Ministério Público".

Os ministros Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani e o presidente do TSE, Carlos Augusto Britto, que deu o voto minerva, decidiram a questão. "Mesmo com um resultado desfavorável, Matos ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF)", garante o jornal.

O julgamento foi na noite da quinta-feira (6). Caso abra mão dessas medidas, uma nova eleição será realizada em Braço do Norte. “Vamos nos reunir com nossa assessoria jurídica e líderes estaduais e decidir o que faremos”, afirmou o prefeito eleito para a reportagem do Folha do Vale.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Foi dada a largada às negociações

Por Valerio Venturini
Jornal Criciúma


Procura-se um presidente para a Câmara de Vereadores. As articulações em torno da eleição da nova mesa diretora do legislativo de Criciúma estão a todo vapor. Nada esta definido, mas como se diz em política, tudo está alinhavado.

Como sempre com o plano A em execução e o plano B na prateleira a espera de uma falha, ou pouco poder de persuasão do plano A. Muita coisa está em jogo na eleição da mesa, até mesmo uma boa administração do prefeito eleito Clésio Salvaro.

Frigo pleiteia recursos em Brasilia

Por Valério Venturini
Jornal Criciúma

Prefeito reeleito de Nova Veneza, Rogério Frigo, (PSDB), retornou da capital federal depois de cinco dias peregrinando entre ministério da educação e das cidades, gabinete dos senadores Neuto de Conto e Raimundo Colombo, alem dos gabinetes dos deputados federais da bancada catarinense.

A intenção é a participação em emendas individuais no orçamento de 2009 garantindo recurso para compra de ônibus escolares, construções de creches e obras de infra-estrutura e saneamento básico para o município.

Representação política fortalecida no Sul

Por Valério Venturini
Jornal Criciúma


A partir de janeiro de 2009 a região sul do estado estará novamente representada na câmara dos deputados, com a eleição do deputado Carlito Merss(PT) para a prefeitura de Joinville assume a cadeira o suplente de deputado Jorge Boeira (PT).

Outro que assume uma cadeira na câmara é o suplente Acélio Casagrande (PMDB) na vaga deixada por Djalma Berger eleito prefeito em São José.

Com este novo mapa da representatividade política a cidade de Criciúma e o sul do estado voltam a figurar no cenário político nacional.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Acélio Casagrande garante pavimentação para o acesso ao Balneário Esplanada

Por Liana Fernandes

A tão esperada pavimentação para chegar ao Balneário Esplanada foi discutida pelo suplente de deputado federal Acélio Casagrande e o governador Luiz Henrique da Silveira em audiência em Florianópolis, nesta terça-feira (21). Confira a matéria na integra no site da Radio Marconi.

"O governador garantiu que virá à região no início de 2009 para firmar o convênio com os municípios de Içara e Jaguaruna e executar a pavimentação", esclareceu Acélio Casagrande.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Décio e Gélson confirmam coligação

Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

Pedetistas e Petistas confirmaram no sábado no diretório do Brizolista de Criciúma a união dos dois partidos para as próximas eleições municipais. O evento contou com a presença do deputado Décio Góes, candidato do PT à prefeitura ao lado de seu candidato à vice, atual vice-prefeito Gelson Fernandes.
A convenção confirmou a inclusão dos partidos PRP e PV na coligação. Porém, há rumores que o partido verde pode quebrar esta união e lançar candidato à prefeito assim como em 2004. E o candidato é o mesmo daquela época, o pedreiro João Paulo Teixeira.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

PDT faz convenção festiva neste sábado

Por Gilvan de França
JORNAL CRICIÚMA

O clima entre brizolistas de Criciúma é de festa. Tanto que a convenção municipal do PDT, marcado para noite de sábado, em sua sede na rua Melvin Jones, no bairro Comerciário, se transformará em uma festa junina.

A informação é do atual vice-prefeito e candidato a reeleição, Gelson Fernandes. Segundo ele haverá quentão, pinhão, cachorro-quente e outras iguarias da época, para consumo depois de homologada pelos convencionais de sua candidatura e coligação com o PT na disputa majoritária e com PRP e PV na proporcional.

Petistas devem marcar presença no evento festivo-eleitoral, entre eles o ex-prefeito Décio Góes, que tenta retornar ao Paço Municipal, desta vez acompanhado de Gelson.

Hulk ameaça detonar coligação de Acélio

Por Gilvan de França
JORNAL CRICIÚMA

Em uma eleição municipal a ser decidida por uma margem menor de cinco mil votos de diferença todo apoio é fundamental. Todos os partidos políticos sabem disso. O vereador Izío Inácio, o Hulk (PSB) também e ameaça “detonar” os planos da coligação encabeçada por PMDB e DEM, com Acélio Casagrande e Celso Menezes.

Hulk se coliga com quem oferecer legenda para seu partido na disputa proporcional. Explicando: o vereador do PSB será o único candidato do seu partido e sozinho sabe que não consegue fazer votos suficientes para suprir a legenda e se reeleger. Por isso precisa estar coligado com alguém.

Explicando melhor: a matemática eleitoral para o poder legislativo prevê que a soma total dos votos proporcionais (para vereadores, no caso municipal) de todos os partidos seja dividido pelo número de cadeiras na Câmara. No caso de Criciúma algo em torno de 100 mil votos divididos por 12 cadeiras.

O resultado é o coeficiente eleitoral, popularmente chamado de “voto de legenda”. Ou seja, a cada 8,3 mil votos totalizados o partido elege um vereador. Se fizer menos que isso não elege nenhum, mesmo que tenha o mais votado da cidade. Izio Inácio sabe que tem potencial, mas não para tanto. A maior votação já conseguida na cidade se aproximou de 4 mil votos.

Na coligação de PMDB e DEM existem resistência de candidatos à Câmara em ceder “legenda” a Hulk e com isso ele pode pousar no “ninho tucano” de Clésio Salvaro. A ameaça está feita e o prazo eleitoral legal para definições se esgota na próxima segunda-feira, dia 30.

Sérgio Pacheco tem mandato de vereador cassado

Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) cassou na noite de quarta-feira o mandato de Sérgio Pacheco, vereador eleito por Criciúma em 2004 pelo PP (Partido Progressista) e que se desemcompatibilizou do partido em julho de 2005 indo para o DEM.

Pacheco foi presidente da Câmara e prefeito interino de Criciúma no início de 2005 no auge da conturbada cassação de Décio Góes e esquentou o lugar na cadeira de mandatário da cidade, até o atual prefeito Anderlei Antonelli.
Serginho entra para a história como o primeiro vereador a ser cassado por infidelidade partidária. Ele divulgou que pretende disputar em outubro uma nova vaga na Câmara. Como o mandato pertence ao PP, Vânio de Oliveira, deve ser empossado a partir do momento em que a mesa diretora da Câmara receber o comunicado do TRE, o que ocorrerá no máximo em 10 dias.

Evandro Lago desiste de disputar câmara de vereadores de Criciúma


Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA


O advogado Evandro Lago, desistiu na terça-feira à noite de pleitear uma vaga no legislativo municipal de Criciúma e de quebra tomou a radical atitude de se desfiliar de PC do B.
Lago reassumirá a presidência da União das Associações de Bairros de Criciúma, da qual estava afastado, no início do próximo mês, pois até então iria concorrer às eleições deste ano.
O comunista tomou esta atitude ao tomar conhecimento da decisão do vereador Douglas Mattos, do mesmo partido de Lago, de disputar a reeleição.

Evandro Lago apostava que Mattos seria candidato nas eleições majoritárias deste ano, saindo possivelmente de vice de Décio Góes. Como o petista acertou esta semana a vaga de vice-prefeito com Gélson Fernandes do PDT, o vereador Douglas Mattos então concorrerá ao seu terceiro mandato no legislativo criciumense.


Foto: Arquivo Engeplus

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Partidos "nanicos" viram sobrenaturais

Por Gilvan de França
JORNAL CRICIÚMA

A disputa por siglas partidárias em Criciúma, para composição de coligações se tornou uma obsessão. Todo mundo quer todo mundo.

Conseguir a mais consistente “sopa de letras”é questão de honra e partidos considerados “nanicos” ganham importância sobrenatural.Um desses é o PTB.

Os seguidores de Getúlio Vargas, que deve se remexer cada vez mais no caixão, estão em dúvida se fazem coligação, ou não, com o tucano Clésio Salvaro. A convenção municipal petebista começou na tarde de quarta-feira e ainda não foi encerrada.
Estão definidos três candidatos à Câmara Municipal de Criciúma, mas a chapa majoritária a ser apoiada ainda permanece indefinida.

Salvaro faz nova tentativa nesta sexta-feira pela manhã para tentar a composição, mas até entre os candidatos a vereador o PTB está dividido.

Há quem prefira compor com Acélio Casagrande, do PMDB.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Salvaro sai na frente na pesquisa à prefeitura de Criciúma


Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

A disputa entre Clésio Salvaro (PSDB) e Décio Góes (PT) será bastante disputada. Pelo menos é a tendência do que mostrou a primeira pesquisa de intenção de voto à prefeitura da maior cidade do sul do estado feita pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat/Unesc) sob encomenda da rádio Som Maior Premium e pelo jornal A Tribuna.

Entre os três prováveis candidatos a prefeito, Acélio Casagrande (PMDB), Clésio Salvaro (PSDB) e Décio Góes (PT), a pesquisa aponta um empate técnico entre Salvaro com 38,2% das intenções de voto, e Décio Góes, com 32,8%. Casagrande está em terceiro, com 13,2%. A margem de erro é de 3,91%, para cima ou para baixo.

Em relação ao índice de rejeição, o posicionamento dos candidatos se inverte. Dos eleitores de Criciúma pesquisados, 21,4% disseram que não votariam em Acélio Casagrande; 18,2% não apostariam em Décio Góes, e 7,1% não dedicariam seu voto em Clésio Salvaro.

sábado, 14 de junho de 2008

Confira a lista dos deputados federais catarinenses que votaram a CSS

Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

Com uma vitória apertada, a base governista na Câmara ressuscitou a CPMF, aprovada com outro nome CSS (Contribuição Social para a Saúde). Agora o imposto vai ter que ser aprovado no Senado.


Aprovaram a CSS:

Celso Maldaner
(PMDB)
Joao Matos (PMDB)
Valdir Colatto (PMDB)
Joao Pizzolatti (PP)
Nelson Goetten (PR)
Carlito Merss (PT)
Decio Lima (PT)
Vignatti (PT)


Votaram Contra:

Paulo Bornhausen (DEM)
Mauro Mariani (PMDB)
Angela Amin (PP)
Odacir Zonta (PP)
Fernando Coruja (PP)
Gervasio Silva (PSDB)

LHS pode ser cassado!

Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

Parece que as eleições 2006 ainda não acabaram. No entanto, a disputa política agora não será resolvida nas urnas e sim nos tribunais, ao cargo de advogados. O Partido Progressista (PP), ajuizou vários processos contra o governador Luiz Henrique da Silveira, dentre eles, o de cassação de seu mandato por publicidade institucional durante a campanha eleitoral de 2006.

LHS quase foi cassado em 14 de fevereiro deste ano, quando tinha 3 votos favoráveis à sua cassação, contra nenhum a favor no TSE. Porém, o ministro Marcelo Ribeiro, um dos juizes que julgavam o governador, pediu vistas no processo, pela não inclusão do nome do vice-governador Leonel Pavan na ação. Isto acabou adiando a decisão, que só será deferida ou não dentro de alguns meses. No início do ano, bastava mais um voto e Luiz Henrique seria impedido de exercer o seu cargo, agora o julgamento do processo começa do zero.

TSE divulga calendário com as regras das eleições municipais

Por Antonio Colossi
JORNAL CRICIÚMA

Cinco mil municípios brasileiros participarão em 5 de outubro de mais um pleito municipal que definirá os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Mais uma vez, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou instruções que regerão candidatos, eleitores e partidos durante o processo de campanha eleitoral.

Os partidos políticos, conforme divulgado pelo TSE, tem até o dia 5 de julho para a definição e registro dos candidatos. A instituição que rege as eleições no Brasil, alerta para que os concorrentes aos cargos eleitorais possam previnir qualquer atitude que venha a impugnar a diplomação ou posse do candidato em razão de algum excesso cometido na campanha.

Aos eleitores, é interessante que tenham conhecimento sobre o que pode e o que não pode ser realizado durante o pleito, para não virem a prejudicar o candidato apoiado.

As propagandas eleitorais, assim como nas eleições de 2006, continuam com muitas restrições. Os até então tradicionais “showmícios”, assim como faixas que prejudiquem a estética urbana, fixação de placas e pixações em lugares públicos, dentre outros, seguem proibidos.

Santinhos, folhetos, volantes e outros impressos contendo CNPJ ou CPF de quem for responsável pela confecção, propagandas pagas publicadas em jornais até 48 horas antes das eleições e, propaganda na Internet na página destinada exclusivamente ao candidato, com a terminação .can.br, as quais, poderão ficar no ar até 3 de outubro, são algumas das medidas que estão liberadas aos postulantes aos cargos eleitorais em 2008.

A propaganda política em rádio e televisão iniciará em 19 de agosto e vai até o dia 2 de outubro. As segundas, quartas e sextas-feiras se veiculará a campanha para prefeito e vice-prefeito e, terças, quintas-feiras e sábado para vereador.