quinta-feira, 26 de junho de 2008

Hulk ameaça detonar coligação de Acélio

Por Gilvan de França
JORNAL CRICIÚMA

Em uma eleição municipal a ser decidida por uma margem menor de cinco mil votos de diferença todo apoio é fundamental. Todos os partidos políticos sabem disso. O vereador Izío Inácio, o Hulk (PSB) também e ameaça “detonar” os planos da coligação encabeçada por PMDB e DEM, com Acélio Casagrande e Celso Menezes.

Hulk se coliga com quem oferecer legenda para seu partido na disputa proporcional. Explicando: o vereador do PSB será o único candidato do seu partido e sozinho sabe que não consegue fazer votos suficientes para suprir a legenda e se reeleger. Por isso precisa estar coligado com alguém.

Explicando melhor: a matemática eleitoral para o poder legislativo prevê que a soma total dos votos proporcionais (para vereadores, no caso municipal) de todos os partidos seja dividido pelo número de cadeiras na Câmara. No caso de Criciúma algo em torno de 100 mil votos divididos por 12 cadeiras.

O resultado é o coeficiente eleitoral, popularmente chamado de “voto de legenda”. Ou seja, a cada 8,3 mil votos totalizados o partido elege um vereador. Se fizer menos que isso não elege nenhum, mesmo que tenha o mais votado da cidade. Izio Inácio sabe que tem potencial, mas não para tanto. A maior votação já conseguida na cidade se aproximou de 4 mil votos.

Na coligação de PMDB e DEM existem resistência de candidatos à Câmara em ceder “legenda” a Hulk e com isso ele pode pousar no “ninho tucano” de Clésio Salvaro. A ameaça está feita e o prazo eleitoral legal para definições se esgota na próxima segunda-feira, dia 30.

Nenhum comentário: